quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sete tentativas de perdão


Primeira)
Er, não sei bem como iniciar esta conversa. Não deveria ser eu a iniciá-la. Veio de você a ofensa, você foi o causador da. Mas sou eu quem sinto falta. Não sei bem como iniciar esta conversa. Está iniciada?


Segunda)
Covarde. Por que ficou calado? Por que se esconde? Não aguenta ter a verdade na cara? Você sempre foi o mimado que mija nas calças. Não me olha. Dá meia-volta. Muda o curso regular das ruas por onde passa. Pensa outro caminho para evitar que a gente se encontre. Tá com medo de que: de mim ou de tu mesmo? Não consegue se olhar no espelho. Olhar de verdade. Espelho quebra. Li num bar: perdão só amanhã.


Terceira)
Olha o que tu fez com a gente.


Quarta)
Esqueça, ano novo chegou. Todo ano novo é tempo de... é tempo de quê?


Quinta)
- Oi. Como cê tá?
- Tô bem. E você?
(...)
- Não vai falar nada além de “tô bem”?
- O que quer que eu fale?
- Cínico filho da puta.


Sexta)
Quando eu era criança, li um conto de fadas. Era uma vez uma princesa que, quando falava, saía pela sua boca pedras preciosas, flores, belezas, talvez açúcar. Um dia, uma bruxa a enfeitiçou e, a partir daí, saíram de sua boca rãs, cobras, ervas daninhas. Não sei como terminou a história. Talvez, durante um tempo, a princesa tenha ficado calada.


Sétima)
Ofereça a outra face. Receberia bofetada? Beijo? Bofetada e beijo? Nada? Permaneceria por quanto tempo com a face virada? Das duas, qual seria a face mesma? Temos mais de uma? Mais de duas? O risco não cala. Nem se vira.


Escolha qualquer uma das opções acima. Inicie longa conversa.



***



Douglas de Oliveira Tomaz, nascido em 1993, é autor do blog pessoal www.abrigosdevagabundo.blogspot.com.br, recebeu uma menção honrosa no concurso literário do Clube de Escritores de Ipatinga – MG (Clesi), edição 2013, e possui textos seus publicados pelas Revista Jangada. Em 2015, lançou de modo artesanal seu primeiro livro de poemas: Escorre. Atualmente, reside em Pirapora - Minas Gerais.


Ilustração: Vinícius Ribeiro (http://pensamentoilustrado.tumblr.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário